sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Consciência na postura



Fisioterapeutas da Freixo Clínica
 
Por Evandro César dos Reis Salles (CREFITO 3/167262) e
Marcella Fernandes Aprile (CREFITO 3/182618)
 

Frequentemente, nós, fisioterapeutas, observamos com a prática clínica que a cada dia há um aumento da incidência de queixas de dores nas costas, queixas essas que surgem nas mais diversas idades, circunstância ou causa, entendendo causa como sintomas de uma patologia, porém em grande escala essas dores trata-se de má postura e vícios posturais.

Má posturas e vícios posturais em geral são provocados pelo excesso de peso, sedentarismo ou problemas decorrentes a rotina imposta diariamente.

A Organização Mundial da Saúde calcula que 80% da população mundial sofrerá pelo menos uma vez na vida algum episódio de dor nas costas. Estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública, ligada à Fiocruz, revela que o problema atinge cerca de 36% da população, e que apenas 68% dos afetados procuram tratamento. Os pesquisadores entrevistaram 12.423 pessoas de todas as regiões do Brasil, com mais de 20 anos de idade. As informações foram levantadas em 2008 e recentemente divulgadas.

Dentro todos os fatores causadores de dor nas costas, o maior vilão é a rotina diária. A pensar que brigamos cotidianamente com o tempo, então tudo que fazemos muitas vezes é de forma automática sem a consciência da ação.

Consciência, ato de se tornar consciente, esclarecido sobre algo necessário para o nosso aprendizado, tomar consciência nos prepara para evitar hábitos inadequados que geram uma série de consequências, uma má postura ao andar, sentar, digitar ou mesmo levantar e ou carregar peso de forma incorreta geram grandes sobrecargas para o corpo e a coluna. A falta de orientação a essas ações diárias e corriqueiras geram danos que podem persistir por toda a vida se não forem tratados, afetando a qualidade de vida e causando stress físico e emocional.

Podemos ressaltar que o avanço tecnológico tem uma grande parcela de culpa nos problemas posturais. Muitos jovens e adultos passam horas na frente do computador gerando sobrecarga para a coluna acarretando dores, desconforto e incômodos nas costas. A consciência corporal nos auxilia no combate à esses distúrbios, prevenindo lesões e diminuindo os sintomas.

Abaixo segue algumas dicas sobre tarefas diárias.





Simples movimentos fazem grandes diferenças, então cuidado ao abaixar, carregar peso, pratique atividade física, pratique vida saudável, inicialmente pode parecer difícil, mas tomar consciência é importante e o primeiro passo para a mudança, os próximos passos ficarão por conta dos próprios resultados, melhora na qualidade de vida, no humor, no sono, mais disposição para realizar suas atividades, aguentando mais as cargas que o dia traz ao seu corpo. O convite está feito: “Consciência na Postura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário