sexta-feira, 15 de junho de 2012

A obesidade é séria demais!

Devemos entender que a obesidade é uma doença crônica. A pessoa obesa sofre constantes discriminações por parte da sociedade, como se ela fosse culpada pelo seu estado.

Na verdade, a pessoa obesa nada mais é do que uma vítima de fatores orgânicos, genéticos, hormonais e psicológicos, os quais têm implicações fortes para o controle da doença.

No entanto, é preciso avaliar todo o contexto e agir sobre cada um dos pontos que interfiram no sucesso de uma Reeducação Alimentar: mudanças de comportamento, estilo de vida, buscando ajuda com profissionais como médico, nutricionista, psicólogo e educador físico, para que juntos possam  ajudar a pessoa que sofre de obesidade.

Entre tantos preconceitos e discriminações, é impossível manter uma auto-imagem positiva, podendo em alguns casos, apresentar depressão, transtorno de ansiedade e outras manifestações mentais. Alguns estudos mostram que as pessoas obesas se mostram alegres e despreocupadas no convívio social, mas sofrem com sentimentos de inferioridade e sentem profunda necessidade de se sentirem amadas.

Muitos problemas começam ainda na infância, quando a criança obesa é excluída das brincadeiras, pois tem pouca agilidade, ou até mesmo tem dificuldades para locomoção e ainda sofrem com apelidos "jocosos". Já na fase adulta são bombardeadas com dietas da moda, lipoaspiração, ginástica passiva, eletroestimulação, tudo isso em busca de um corpo perfeito!

A sociedade é tão paciente com doenças inevitáveis como o Câncer e tão implacável com a obesidade, fazendo com que haja interferência na vida pessoal, social, profissional e afetiva. A pessoa obesa acaba sendo tratada como uma pessoa "preguiçosa, sem atitude ou sem  força de vontade".

Nós, como profissionais da Área da Saúde, temos o dever de ajudar nossos pacientes, independentemente do problema que tenham, afinal somos capacitados para que, com nossos conhecimentos, possamos ajudar a vencer os obstáculos, quaisquer que sejam suas proporções, e ajudar o paciente a ter uma qualidade de vida melhor!

A quem sofre com Obesidade, acredite é possível!

Sônia Carnicelli Felipe - CRN 20755
Nutricionista da Freixo Clínica

Um comentário: