segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Reeducação Postural Global (RPG) pode mudar sua Vida.

Muito mais do que uma técnica fisioterapêutica , a Reeducação Postural Global (RPG) deve ser vista como um grande instrumento para mudar e melhorar a vida do paciente, contribuindo efetivamente para a conquista de um estilo de vida  mais saudável e de qualidade.
É importante ressaltar que a terapia não pode ser restrita ao tempo de consultório, quando o terapeuta tem  a  oportunidade de aplicar a técnica, mas principalmente usar este momento também para conhecer seu paciente, não apenas o que o incomoda mas a causa desse incômodo, e aproveitar este tempo para além de tratá-lo , orientá-lo muito bem. Como podemos Reeducar alguém sem saber quem ele é, o que pensa, sem  conhecer sua vida fora dali? A Reeducação Postural começa na mente do paciente.
Para que haja sucesso no tratamento, o paciente precisa entender a sua importância dentro da terapia, o quanto a sua disposição em mudar hábitos errados fará a diferença no resultado final. A Reeducação implica transformar inclusive a imagem corporal do paciente, ou seja, o seu auto-retrato gravado em seu cérebro. Esse processo vai ocorrer lentamente ao longo da terapia , não apenas pela intervenção do fisioterapeuta mas, principalmente na associação desta intervenção ás mudanças nas atividades de vida diária e profissional do paciente.
E que mudanças são essas? São mudanças que precisam ocorrer desde o momento em que o paciente acorda até a hora de dormir, ensiná-lo a perceber claramente o que traz danos e prejuízos ao seu corpo, a discernir entre o que é fundamental para viver bem e o que gera stress, cansaço e dor. Mudar nesse contexto é sinônimo exclusivamente de melhorar. E o paciente precisa querer melhorar.Para isso, precisa confiar em você, acreditar que o que você diz terá efeito, e só conseguimos essa confiança quando o paciente encontra  em nós comprometimento, antes mesmo de conhecimento.
Não basta ter uma grande ferramenta nas mãos se não soubermos o que fazer com ela. Com a Fisioterapia aprendemos a arte de reabilitar, recuperar o que foi perdido. As pessoas hoje carecem de serem ouvidas, de serem percebidas dentro da sua queixa, do seu sofrimento. A Reeducação Postural Global pode mudar sua vida e deve, através do ouvir, do querer, do saber, do perceber, do transformar, do orientar e mais que tudo, do não desistir nunca de fazer o melhor pelo nosso paciente, sempre.

Patrícia Viana
Coordenadora de Fisioterapia/RPG da Freixo Clínica
Crefito - 120083

Nenhum comentário:

Postar um comentário