sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Conhecendo Fonoaudiologia



Por Fonoaudiólogas da Freixo Clínica,

Thaís Silkinate CRF 17075, 
Mileni Martins Capilla CRF 15911,
Cristiane Madruga de Metos CRF18601.
 

Atualmente a fonoaudiologia tem ocupado grande espaço na vida das pessoas. Nos últimos anos houve um crescimento e reconhecimento desta profissão, sem dúvida, a atuação clínica foi a maior responsável pela consolidação da Fonoaudiologia, mas o crescimento dessa profissão ultrapassou os limites da clínica. Então, vamos conhecer fonoaudiologia.

O fonoaudiólogo é o profissional da saúde e educação que atua na promoção, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação e terapia nas áreas de audiologia, linguagem, motricidade orofacial, voz e saúde coletiva.

Na área de audiologia o fonoaudiólogo deverá avaliar, identificar a perda auditiva, indicar o melhor aparelho considerando as necessidades do paciente realizar processo terapêutico, se houver necessidade.

A área de linguagem engloba uma série de habilidades, como atenção, memória, discriminação auditiva, compreensão, entre outras, e cabe ao fonoaudiólogo identificar quais das habilidades estão comprometidas e devem ser estimuladas em terapia.

A área de motricidade orofacial atua nas funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação. E na área de voz o fonoaudiólogo avalia e reabilita problemas de voz falada, voz cantada e aperfeiçoa os padrões vocais.

Em alguns casos a atuação fonaoudiológica ocorre de maneira interdisciplinar, com otorrinolaringologistas, pediatras, neurologistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, a fim de fechar um diagnóstico e intervir de maneira mais efetiva, visando sempre uma melhor qualidade de vida para o paciente e para os familiares.

Quanto mais cedo ocorrer a intervenção terapêutica melhores serão os resultados, por isso os pais, professores e familiares devem ficar atentos ao processo de desenvolvimento das crianças, observando se apresentam dificuldades de interação e comunicação, dificuldades na fala, na sala de aula com rendimento escolar abaixo do esperado e se apresentam dificuldade de mastigar e engolir algum tipo de consistência alimentar (sólido, líquido, pastoso).

Uma forma de perceber se seu filho tem dificuldades é observando outras crianças da mesma faixa etária e se houver qualquer dúvida buscar a ajuda de um profissional qualificado. A intervenção precoce nos indivíduos adultos e idosos também é importante. Lembrando sempre que os pais e a família são parte fundamental de todo o processo terapêutico e são também os responsáveis pela evolução do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário