quarta-feira, 20 de março de 2013

Os Desafios da Paternidade



Sabemos que não há receita para criarmos e cuidarmos de filhos. Todos somos diferentes, e saber lidar com estas diferenças pode ser um bom caminho para compreender e sermos mais assertivos na criação de filhos.

Os pais podem entender melhor os próprios filhos aprendendo a se relacionar com eles, ou seja, falar a linguagem deles. É fundamental que os pais tenham consciência de que são os principais e insubstituíveis educadores de seu filho.

Para entender esta “linguagem”, é necessário compreender as fases que eles se encontram e as suas necessidades.

Por isto, abaixo listei algumas informações que acho importante e que poderão ajudá-los a refletir e por em prática nesta jornada da paternidade: 

- A criança necessita de estímulos para aprender e internalizar os valores ( regras), bem como para auxiliar no seu desenvolvimento;

- Quando se tem mais de um filho, é importante entender que eles são diferentes e a forma de comunicar e educar também deverá ser diferente. O amor e afeto é que devem ser igual;

A criança é regida pela vontade de brincar, fazer, e junto com a brincadeira entram os valores;

- Içami Tiba, em seu livro: Quem Ama, Educa, nos orienta a dar 05 passos para o atendimento integral da criança:

1 – PARAR: Sempre que possível, pare e dê atenção total á criança. Se não pode naquele momento, faça- o depois, mas não se esqueça de PARAR.

2 – OUVIR: Olhe nos olhos dela e ouça. Você ajudará a aprender a se expressar;

3 – OLHAR: Olhe verdadeiramente para ela;

4 – PENSAR: Quando você ouve e olha, você pensará na melhor forma de responder á ela;

5 – AGIR- Tenha atitudes claras, transparentes e objetivas. Se assegure de que realmente saciou a vontade da criança ou que a criança compreendeu porque agiu daquela forma;


AUTO-ESTIMA X FELICIDADE

Se você deseja ver o seu filho feliz, alimente a auto-estima dele, pois a auto-estima é a base da felicidade.

- Comece elogiando-o e valorizando os comportamentos positivos;

- A noção de segurança de seu filho vem do seu amor por ele, mas muito mais do amor que ele capta entre você e seu cônjuge;

- Em caso de separação, a consciência e a presença do amor de pai e mãe também ajudará no desenvolvimento da auto-estima da criança;

- A auto-estima ajudará o seu filho a tomar decisões importantes e mais assertivas no futuro.


PAIS!! NÃO CAIAM NAS SUAS PRÓPRIAS ARMADILHAS!

Muitos pais projetam nos filhos os seus sonhos, seus ideais, suas neuroses e ao invés de criar filhos felizes e saudáveis, criam filhos doentes e inseguros. Esta é a primeira armadilha!

Os filhos precisam ser cobrados e protegidos de acordo com as suas necessidades e capacidade. Ajude - o a descobrir do que gosta, oriente-o como pode fazer, não faça por ele. Mostre que errar faz parte da aprendizagem. Você também erra! Respeite a individualidade da criança.
Importante: os pais devem deixar claro para os filhos,desde a mais tenra idade, que eles (os pais) também são seres falhos. Assim sendo, ao errar, desculpar-se com o filho pelo erro cometido e exemplificar que existia possibilidade de agir de  outras  formas, contextualizando a realidade. Se os filhos convivem naturalmente com essa realidade não sofrem profundas decepções (principalmente na adolescência) diante de erros cometidos pelos pais.
 
A segunda armadilha também pode estar na mãe ou pai super protetor– pais super protetores não deixam seus filhos "caírem", errarem, tentam protegê-los de tudo. Só os filhos têm razão, entram em defesa deste, muitas vezes sem entender o contexto da situação.

Esta criança terá uma tendência a ter dificuldades, não sendo capaz de tomar iniciativas e decisões em sua vida, como estudar, persistir nas lições mais complexas, ajudar outras pessoas. Irá sempre “se esconder” atrás de alguém quando faz algo errado.

Permitir que a criança sofra as conseqüências de seus erros é saúde para o desenvolvimento da personalidade de seu filho. Ele saberá ouvir não, sem se irar ou buscar em coisas ilícitas ( drogas, delinqüências, etc) a compensação da sua frustração.

Ações corretivas e postura responsabilizadora são importantes para  não cair na armadilha da PERMISSIVIDADE e IRRESPONSABILIDADE.

Pais cobradores e/ou repressivos podem estar cavando a armadilha de ter um filho extremamente crítico e intolerante para com os seus próprios erros e erros dos outros.

Procure estimular as habilidades e talentos da criança conforme a sua capacidade.

Cada vez mais cresce o número de mães que trabalham fora e possuem tripla jornada. A mãe se sente culpada pela ausência e acaba permitindo comportamentos inadequados da criança, não integrando na criança o verdadeiro papel da mãe, cuidar, educar e amar.

Não é possível exigir o mesmo de uma mulher que tem oportunidade de cuidar da casa e filhos período integral.

A mãe que trabalha deve criar filhos mais independentes e cooperativos. Não deve fazer por ele. É importante o apoio do pai e marido, bem como estimular a cooperação de todos em casa.

O ideal, para não cair nesta armadilha é se disciplinar; disciplinar os filhos e marido para que todos façam parte das tarefas da casa. Depois dê um tempo com qualidade para participar da vida da criança, sempre atenta a necessidade dela, mostrando amor e interesse.

Geralmente a mãe tolera mais alguns comportamentos da criança. “É importante obedecer e respeitar os seus próprios ‘NÃOS”. Proibir e prometer algo que realmente possa sustentar.

Sejam determinados na sua postura educadora! Faça da paternidade um caminho de crescimento pessoal. Erros e acertos fazem parte.

Identificar as armadilhas ajuda a caminhar de forma mais segura e confortável.

Não desista!! Aproveite os erros, use a criatividade consciente, leia, reflita e busque o melhor para o seu filho. Se necessário, busque ajuda de um profissional. Com certeza o resultado mostrará que valeu a pena não desistir.

Boa sorte!!! 

Autora: Tatiane Oliveira – Psicóloga Clínica
CRP 06/83768

Bibliografia

Quem Ama, Educa – Içami Tiba – Ed. Gente
40 princípios na formação da Criança – Paul Lewis – Ed. Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário